domingo, 22 de janeiro de 2012

O Deus dos montes é o Deus dos Vales (Pr. Aldenir Araújo)

Texto: I Reis 20:22-29

Introdução:

Este é um tempo em Israel quando Acabe, rei de Israel em Samaria tinha conquistado uma grande vitória na batalha contra Ben Hadade, rei dos sírios. Os israelitas tinham abatido os sírios com grande matança em uma montanha na Palestina, mas o povo da nação da Síria, disse que a única razão pela qual eles haviam perdido a batalha foi porque eles tinham lutado no monte. Eles alegaram que o Deus de Israel era o Deus dos montes, mas não o Deus dos vales. Os sírios acreditavam, portanto que, quando as duas nações lutassem no vale, os sírios então derrotariam os israelitas. "O vosso Deus não pode salvá-los no vale", declararam com orgulho. No entanto, o profeta de Deus disse que Deus ia livrá-los na batalha novamente para que os sírios soubesse que ele é Deus dos montes e dos vales. Eu creio que Deus é o Deus dos montes e o Deus dos Vales. Independentemente da sua circunstância ou situação Ele ainda é Deus.

Ele...

I. Está no controle:

quando os dardos inflamados do diabo vêm contra nós e tenta nos fazer pensar que Deus se esqueceu de nós, Ele ainda está no controle.
A. Deus está no controle de nosso bem-estar: Mateus 6:26 "Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?"
B. Deus está no controle de nosso deserto: Juízes 15, Sansão foi amarrado e levado cativo pelos filisteus para o deserto para matá-lo. Lá, ele despedaçou as cordas que o prendiam e matou mil filisteus com uma queixada de jumento. Não há lugar na vida tão remoto e tão árido que Deus não possa responder com livramento!
C. Deus está no controle de nossa guerra: v. 29


Ele...

II. Realmente se importa:

Quando parece que você está sozinho e ninguém se importa, seu bendito Espírito Santo sussurra coisas doces à minha alma deixando-me saber que ele se importa.
A. Ele se importa com nossos fardos: I Pedro 5:7 "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
B. Ele se importa com nossa fragilidade: Hebreus 4:15 "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado"
C. Ele se importa com a nossa amargura: Êxodo 1:14, Os egípcios tornaram a vida dos israelitas amarga, mas Deus ouviu os seus gritos e levantou um libertador para livrá-los; Moisés!

Ele...

III. Ele tem compaixão:

Quando eu mereço o juízo e não temo o Senhor, quando eu falho uma e outra vez, quando eu não faço o meu melhor para ele, quando eu sou fracasso, quando eu não mereço compaixão, ele ainda tem compaixão de mim. Em meio ao meu vale...
A. Ele abre uma janela no céu: Em II Reis 7; um capitão duvidou da provisão de Deus, ele testemunhou a provisão, mas, não teve o privilegio de disfrutar da mesma. Malaquias 3:10, diz que Deus abre a janela celestial e derrama bênçãos sobre seus filhos obedientes!
B. Ele prepara uma mesa para mim na presença dos meus inimigos: Salmos 23:5. Ele prepara uma mesa bem no meio do deserto (Salmos 78:19).
C. Ele honrará o seu trabalho: I Coríntios 15:58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" - II Timóteo 4:6-8 "Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda"
 

Conclusão:

Quando você está no vale, o diabo vai fazer todo o possível para convencê-lo que Deus não é tão bom para você no vale como ele é no monte. Ele fará todo o possível para fazer você pensar que Deus não é o Deus do vale, mas não o ouça. Continue na peleja. Busque a face de Deus em sua vida. Ele é o Deus da Montanha e o Deus do Vale!
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário